Livros

  • Tempo e conhecimento
  • Ensaios sobre o tempo nos processos cognitivos
  • ISBN 978-65-84949-06-5 (impresso)
  • ISBN 978-65-84949-07-2 (ebook)
  • Ribeirão Preto: Agrya Editora, 2023
  • (informações: contato@agrya.com.br)

Este livro discute diversos aspectos relacionados com o papel do tempo nos processos cognitivos e, de outro lado, os processos que nos conduzem ao próprio conhecimento do tempo, não apenas processos cognitivos, mas também os processos físicos que presenciamos no mundo. Ensaios:
1) Densidade ontológica e o tempo.
2) A observação e o tempo.
3) O conhecimentos do tempo.
4) O relógio térmico de Arthur Eddington.
5) Passado, presente e futuro.
6) O tempo linguístico.
7) Três modos do tempo.
8) Carnap sobre espaço, tempo e causação.
9) O tempo na investigação.

 
  • Autômatos geniais
  • A mente como sistema emergente e perspectivista
  • 2a. edição revista
  • ISBN 978-65-84949-04-1 (impresso)
  • ISBN 978-65-84949-05-8 (ebook)
  • Ribeirão Preto: Agrya Editora, 2023 (1a. ed., Editora UnB, 2018)
  • (informações: contato@agrya.com.br)

Este livro apresenta uma teoria inovadora da mente humana, concebendo-a como um sistema emergente e perspectivista. A partir das noções de sistema complexo e hierárquico, de mente corporificada, de cognição distribuída e de mente estendida, esboça-se uma visão da mente humana como uma estrutura abstrata integrada não apenas com o organismo, mas também com o ambiente natural e social no qual se dá a ação humana.

  • O todo e suas partes
  • Estudo sobre a emergência da ação coletiva
  • ISBN 978-65-84949-01-0 (impresso)
  • ISBN 978-65-84949-02-7 (ebook)
  • Ribeirão Preto: Agrya Editora, 2022
  • (informações: contato@agrya.com.br)

Este livro apresenta um estudo na filosofia da ação, identificando um padrão da ação coletiva e as condições de base de sua emergência e localizando a ação individual neste contexto. Examina os aspectos mentais e sociais da ação e discute de maneira especial a ação humana nos contextos político, moral e educacional. Considerando esses aspectos da ação, examina também os temas do utopismo, do cosmopolitanismo e da espiritualidade, que são formas pelas quais se estabelecem as relações de comunidade entre as dimensões social e individual da ação humana. Discute também as noções de controle, contracontrole, autocontrole e autonomia tanto no plano individual como no plano social.

 
  • O fantasma e a máquina
  • Estudo sobre a relação mente-corpo
  • ISBN 978-65-84949-00-3 (impresso)
  • ISBN 978-65-84949-03-4 (ebook)
  • Ribeirão Preto: Agrya Editora, 2022
  • (informações: contato@agrya.com.br)

Este livro analisa algumas das mais conhecidas teorias sobre a relação mente-corpo, começando pela teoria de Descartes, passando pelos primeiros autores materialistas, como Hobbes e La Mettrie, e pelas teorias que, já no século XIX, procuraram relacionar as funções mentais com as funções do cérebro, como as de George Lewes, Pierre Flourens e Claude Bernard. Analisa também as discussões conceituais empreendidas por Gilbert Ryle e por Donald Davidson. Por fim, apresenta uma solução alternativa para o problema da relação mente-corpo com base no emergentismo perspectivista.

  • Verdade e investigação
  • O problema da verdade na teoria do conhecimento
  • 3a edição revista e ampliada
  • ISBN 978-65-995121-9-3 (ebook)
  • ISBN 978-65-995121-8-6 (impresso)
  • Ribeirão Preto: Agrya Editora, 2022 (1a. ed., E.P.U, 2001)
  • (informações: contato@agrya.com.br)

O livro apresenta algumas das principais teorias da verdade conhecidas. Discute o papel que a noção de verdade desempenha em nossas investigações, como uma ferramenta para realizarmos acordos. Apresenta uma concepção alternativa da verdade como acordo. A investigação e o conhecimento são retratados como formas do comportamento humano que estão estreitamente associadas ao emprego da noção de verdade como acordo. Procura também resgatar nossa compreensão comum sobre a significação do termo ‘verdadeiro’. Nesta 3a edição revista e ampliada, traz um novo capítulo, tratando da relação entre verdade e realidade do ponto de vista do realismo perspectivista.

  • Pragmática da investigação científica
  • 3a. edição revista e ampliada
  • Ribeirão Preto: Agrya Editora, 2021 (2a. ed., LHAD, 2020; 1a. ed., Loyola, 2008)
  • ISBN 978-65-995121-5-5 (ebook)
  • ISBN 978-65-995121-4-8 (impresso)

Este livro discute os principais conceitos da filosofia da ciência, tais como modelos, teorias, leis, assim como os aspectos metodológicos e ontológicos dos programas científicos de pesquisa, do ponto de vista da pragmática da investigação. Nesta 3a. edição revista e ampliada traz também um novo capítulo sobre perspectivismo e objetividade.

(informações: contato@agrya.com.br)

  • Pragmática de modelos
  • Natureza, estrutura e uso dos modelos científicos
  • 3a. edição revista e ampliada
  • Ribeirão Preto: Agrya Editora, 2021 (2a. ed., LHAD, 2020; 1a. ed., Loyola, 2013)
  • ISBN 978-65-995121-2-4 (ebook)
  • ISBN 978-65-995121-3-1 (impresso)

Este livro trata dos modelos científicos, considerando os mais diversos tipos, as concepções mais discutidas pelos filósofos da ciência e propõe uma concepção pragmática dos modelos abstratos, especialmente no caso das ciências humanas. Contém agora um novo capítulo (11) sobre o poder normativo dos modelos (texto apresentado no 12º SIMPÓSIO INTERNACIONAL PRINCIPIA, 2021).

(informações: contato@agrya.com.br)

  • Temíveis tigres invisíveis
  • Ontologia das realidades abstratas e dos poderes naturais
  • Ribeirão Preto: Agrya Editora, 2021
  • ISBN 978-65-994101-4-7 (ebook)
  • ISBN 978-65-994101-5-4 (impresso)

Este livro examina dois temas complexos da ontologia: as realidades abstratas e os poderes naturais, do ponto de vista do emergentismo perspectivista.

(informações: contato@agrya.com.br)

  • A epistemologia de Claude Bernard
  • 2a. edição revista e ampliada
  • Ribeirão Preto: Agrya Editora, 2021 (1a. ed., CLE/UNICAMP, 2001)
  • ISBN 978-65-994101-9-2 (ebook)
  • ISBN 978-65-995121-0-0 (impresso)

Claude Bernard é um dos grandes cientistas de todos os tempos, sendo o fundador da moderna fisiologia. Este livro examina as concepções epistemológicas de Claude Bernard em conexão com suas teorias científicas. Nesta 2a. edição foram acrescentados dois novos capítulos, tratando da relação entre a mente humana e o sistema nervoso central do ponto de vista da fisiologia experimental de Claude Bernard e da fundamentação da psicologia experimental.

(informações: contato@agrya.com.br)

 
  • Consciência e racionalidade
  • Esboço de uma filosofia da ação
  • Ribeirão Preto: Agrya Editora, 2021
  • ISBN 978-65-994101-2-3 (ebook)
  • ISBN 978-65-994101-3-0 (impresso)

Este livro apresenta uma filosofia da ação com base no emergentismo perspectivista, associando de forma inovadora dois temas clássicos da filosofia: a racionalidade e a consciência reflexiva, com base em resultados das recentes pesquisas nas neurociências.

(informações: contato@agrya.com.br)

 
  • A escala humana
  • Emergentismo perspectivista nas humanidades
  • Ribeirão Preto: Agrya Editora, 2021
  • ISBN 978-65-994101-0-9 (ebook)
  • ISBN 978-65-994101-1-6 (impresso)

Este livro aborda alguns dos principais temas relativos aos fundamentos das ciências humanas do ponto de vista do emergentismo perspectivista, procurando situar a ação humana no cenário do mundo natural no qual o ser humano vive e no mundo cultural no qual age.

(informações: contato@agrya.com.br)

  • Realidade e conhecimento social
  • Aspectos ontológicos e epistemológicos das ciências humanas
  • Florianópolis: Editora UFSC, 2020
  • ISBN 978-65-5805-008-7

Este livro trata das principais questões sobre os fundamentos das ciências humanas, como: seus objetivos, o papel dos valores sociais, a relação entre a mente e as realidades sociais, seu caráter emergente e temporal, sua influência sobre o comportamento, a abordagem molar na pesquisa social, o papel dos modelos, a intencionalidade e a racionalidade dos contextos sociais e o caráter perspectivista das realidades sociais, que existem apenas para os membros de uma comunidade epistêmica habilitada a reconhecê-las.

(Pedidos do livro diretamente à Editora UFSC.)

  • Oposições filosóficas
  • A epistemologia e suas polêmicas
  • 2a. ed. revista e atualizada
  • Florianópolis: NEL, UFSC, 2019 (1a. ed., Editora UFSC, 2005)
  • ISBN 978-85-87253-37-8 (ebook)
  • ISBN 978-85-87253-38-5 (impresso)

Nesta nova edição, o livro foi colocado na nova ortografia e teve suas referências bibliográficas atualizadas, além de receber correções e pequenos acréscimos pontuais. O livro é dedicado aos grandes temas da teoria do conhecimento, tendo como fio condutor algumas das doutrinas epistemológicas que desafiaram as posições hegemônicas nessa área ao longo de séculos, desde a época moderna. Em seus seis capítulos, este livro examina de forma crítica as seguintes posições: ceticismo, positivismo, naturalismo, instrumentalismo, behaviorismo e pragmatismo. Cada uma delas, a seu modo, e em conexões com as outras, procurou denunciar as limitações das teorias do conhecimento excessivamente otimistas e idealizadoras do saber humano, que o conceberam como um produto etéreo da mente humana, desconectado das atividades comuns, nas quais, de fato, ele nasce e se desenvolve. Assim, de maneira complementar, as doutrinas examinadas neste livro auxiliam a ver o saber humano como o resultado da interação dos seres humanos entre si e com seu ambiente natural e social, com sua história e com os projetos e instituições que guiam nossa ação no mundo.

 
  • O Campo da mente
  • Introdução crítica à filosofia da mente
  • Florianópolis: Editora UFSC, 2018
  • ISBN: 978-85-328-0834-9

Na primeira parte, este livro aborda as teorias
da mente humana mais conhecidas e hoje
já consideradas referências obrigatórias. Na
segunda parte, aborda teorias novas e menos
conhecidas, como a teoria da cognição distribuída
e da mente estendida, e caracteriza a
mente humana como um sistema emergente
cujas condições de base são ao mesmo tempo
neurosiológicas e sociais.

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  • Introdução à teoria da ciência
  • 4a. edição revista e ampliada
  • Florianópolis: Editora UFSC, 2017 (3a. ed., 2009; 2a. ed., 2003; 1a. ed., 1998)
  • ISBN: 978-85-328-0790-8 (4a. ed., 2017)

O livro procura dar uma visão panorâmica dos principais problemas enfocados pelos filósofos da ciência no século XX, propiciando a alunos de final de graduação e início de cursos de pós-graduação uma compreensão atualizada e concisa desses temas. Quatro problemas principais são tratados: (a) o teste, para confirmação ou infirmação, das teorias, (b) o progresso da ciência, e (c) as explicações científicas, e (d) a aceitação das teorias científicas. Em todos esses temas, o livro descreve as principais teorias apresentadas pelos mais eminentes filósofos da ciência, traduzindo-as para uma linguagem acessível. Há também um capítulo dedicado ao tema dos modelos científicos. São comentadas as idéias de autores desde o início do século, como os positivistas lógicos, sobretudo Rudolf Carnap, até autores atuais, que ainda estão produzindo textos importantes, como Bas van Fraassen e Nancy Cartwright, passando por nomes consagrados da epistemologia, como Karl Popper, Thomas Kuhn e W. v. O. Quine. O livro foi concebido para orientar um semestre inteiro de estudo para alunos de filosofia ou de áreas científicas.

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  • Filosofia da linguagem
  • Introdução crítica à semântica filosófica
  • Florianópolis: Editora UFSC, 2a. ed., 2017; 1a. ed., 2014
  • ISBN: 978-85-328-0789-2 (2a. ed.)

Este livro apresenta as principais concepções da significação (referência ou denotação de termos e significado de sentenças ou orações) que há na literatura especializada na tradição analítica, avaliando criticamente essas concepções, pondo em destaque seus pontos fortes e suas limitações. O livro pode ser utilizado em disciplinas de filosofia da linguagem em nível de graduação ou pós-graduação, contendo questionários no final de cada capítulo e sugestões de trabalhos dissertativos sobre os principais temas relacionados com as noções por meio das quais os filósofos procuram compreender a significação. 

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  • Teoria do conhecimento
  • Florianópolis: Edição do EAD/Filosofia/UFSC, 2012 (2a. ed.), 2008 (1a. ed.)
  • ISBN: 978-85-61484-26-2 (2a. ed.); 978-85-61484-01-9 (1a. ed.)

O livro trata das principais questões epistemológicas desde os autores modernos, como Descartes, os empiristas britânicos, Kant, assim como filósofos do século XIX, como Comte e J. S. Mill, chegando a autores do século XX, como B. Russell, os positivistas lógicos e os pragmatistas americanos. Examina também as questões de origem e fundamentação do conhecimento humano em relação com as noções de verdade e de certeza.

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  • Introdução à epistemologia
  • São Paulo: Editora UNESP, 2010
  • ISBN: 978-85-393-0054-9

O objetivo do livro é apresentar ao leitor as principais questões relativas à teoria do conhecimento ou epistemologia, tanto de um ponto de vista conceitual quanto histórico, remontando aos autores modernos, como os racionalistas e os empiristas, e vindo até autores contemporâneos. O livro pode ser utilizado em disciplinas de graduação ou início da pós-graduação em filosofia, e é útil também para aqueles que desejam uma visão ao mesmo tempo ampla e atualizada dessa área de estudos.

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  • Epistemologia da aprendizagem
  • Rio de Janeiro: Editora DP&A, 2000
  • ISBN: 85-7490-015-X

A epistemologia é tradicionalmente uma disciplina filosófica que estuda o conhecimento humano em seus aspectos puramente lógicos, por exemplo, tematizando a relação entre uma afirmação feita e as evidências que a apoiam, e deixando de lado os aspectos psicológicos envolvidos nos processos cognitivos, entre eles, a aprendizagem. As teorias da aprendizagem, por sua vez, via de regra, restringem-se aos domínios da pedagogia e da psicologia, levando em conta apenas os processos efetivos por meio dos quais os indivíduos se apropriam de determinados conteúdos ou adquirem certas habilidades. Uma epistemologia da aprendizagem , cujos fundamentos são apresentados neste livro, deve, ao contrário, procurar elaborar uma teoria do conhecimento humano a partir de nossas práticas investigativas e educacionais. A aprendizagem é retratada aqui como um processo de investigação e produção de conhecimento.